segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Algumas Estatisticas de Utilização blogs em Portugal

ESTADO DA BLOGOSFERA Portugal

O estudo apresentado não pretende de todo ser um ponto de chegada ou uma verdade absoluta, mas sim, mais um complemento de um longo caminho a percorrer. De facto, trata-se de um fenómeno ainda pouco aprofundado, aliás a própria web é ainda uma criança, pelo que a informação e bibliografia disponíveis se revelaram escassas ao longo da investigação. No entanto, essa dificuldade foi amenizada pela sensação de descoberta e pela brilhante colaboração dos utilizadores da blogosfera.

Para compreender a necessidade deste estudo, é preciso ter em conta que a web é algo mutável, onde todos os dias aparecem novos fenómenos. Os blogs também passaram por essa fase, da novidade, em que no início era necessário compreender o “porquê” desse novo fenómeno. No entanto, hoje, em que os gigantes da comunicação como a CNN, por exemplo, que começam a contratar bloggers a tempo inteiro, é preciso perceber um bocado mais do que apenas o “porquê”. E é com essa tentativa de perceber mais, que este estudo foi idealizado.

Este estudo não pretende ser algo cientifico, e não deve ser levado como uma verdade absoluta. Foi realizado por um curioso, para curiosos, e para responder a perguntas idiotas que podem não fazer qualquer sentido para as mentes mais iluminadas que o forem ler. Fica o aviso.

1 Necessidade deste estudo no panorama Nacional

Durante a pesquisa efectuada foram analisados vários estudos, o que levou à conclusão de que 99% dos estudos encontrados cometiam o mesmo erro. Todos eles analisavam os blogs de “topo” ou os mais conhecidos blogs de certa área. O que foi entendido como um erro gravíssimo, pois vejamos:

  • Estes blogs têm hábitos e formas de comunicar já definidas;
  • Estes blogs são excepção à regra.

Como tal, a excepção não faz a regra e concluiu-se que para efectuar um estudo que pudesse estar mais próximo da realidade, era necessário outros moldes. Entre os quais, destacamos uma amostra real de estudo, que pudesse analisar os blogs a partir do momento em que eles nascem e se desenvolvem. Para isso foi efectuado este passatempo, de forma a termos uma amostra real de estudo e o seu processo é explicado no ponto próximo parágrafo.

2 Constituição da Amostra

Uma vez que o universo dos blogs não é conhecido na sua totalidade, especialmente no universo português que é o foco central e único deste estudo e, visto que estão constantemente a surgir novas páginas deste género enquanto outras encerram a sua actividade. Optou-se por criar duas amostras distintas, de forma a reunir o maior número de dados possível. Uma através de um inquérito, “uma pesquisa baseada numa amostra pode fornecer dados mais precisos e completos do que estudando uma população inteira” (Moreira, 1994) e, uma outra através da analise a blogs criados para o propósito deste estudo.

2.1 O inquérito

Para a primeira amostra baseada no inquérito, utilizou-se uma plataforma de criação de inquéritos online. Posteriormente, divulgou-se esse inquérito em vários blogs relacionados com a temática pretendida e também através do serviço de mircro-blogging Twitter.

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Imagem 1 – Taxa de Preenchimento

Na imagem 1, podemos verificar alguns dados relativos ao inquérito. O mais relevante será a taxa de preenchimento do inquérito, em que se obteve 75% de rácio. Podemos também observar que em média este inquérito demorava 5 minutos a ser respondido num universo de 30 questões, o que para um inquérito online é já considerado um tempo bastante elevado. No entanto, pela taxa de preenchimento, conclui-se que os utilizadores tiveram um elevado interesse neste inquérito, dado que dos 170 inquiridos, 128 completaram o inquérito na totalidade. Este inquérito, teve como objectivo preencher algumas lacunas que a amostra e análise dosblogs, só por si, nunca poderiam dar. Era necessário saber mais do que aquilo que apenas se pode observar, como tal, algumas perguntas foram pensadas de forma a responder aos problemas investigação, referidos mais à frente neste estudo.

2.1.1 Perguntas essas como:

  • “Quais as habilitações literárias dos bloggers”. Que poderia ajudar a constituir e completar o perfil da amostra.
  • “Há quanto tempo criaram o seu primeiro blog”. As respostas a esta pergunta iriam ajudar a ter uma noção de qual a experiência da nossa amostra. Se os bloggers seriam um grupo já experiente ou, se apenas estão a começar.
  • “Que motivações levam a criar um blog”. Esta pergunta iria ajudar a perceber o que realmente leva as pessoas a construirblogs.
  • “Impacto dos blogs na sua vida pessoal e profissional”. Esta pergunta daria a hipótese de saber, se os blogs poderiam ter algum tipo de impacto negativo na vida das pessoas, tanto a nível pessoal, social e profissional.

Tentou-se com este inquérito responder ao maior número de perguntas, para que posteriormente, fosse possível analisar o maior número de dados que a amostra tivesse para dar. Assim, na “análise de dados”, é possível ver e analisar com maior atenção e cuidado os dados obtidos.

2.2 A análise aos Blogs

Era necessário ter uma amostra de análise real, feita com o propósito de servir apenas este estudo. Com esta possibilidade, este estudo poderá distinguir-se dos restantes do género, que apenas se limitaram a analisar alguns blogs mais conhecidos, o que poderá levar a erros de análise, pois, conclui-se, que blogs com essas características, não definem a verdadeiramente a realidade em que se inserem. Tais blogs já apresentam caminhos definidos, estratégias sólidas e hábitos de utilização. Era então assim necessário arranjar uma amostra considerável de blogs, criados a partir do zero para servirem de análise ao estudo.

O funcionamento do passatempo pode ser visto on-line em: www.maistrafego.pt/cria-um-blog. Neste endereço é possível verificar todos os moldes em que o passatempo se realizou desde a sua ideologia, ás regras e funcionamento.

Sendo assim, este passatempo conseguiu reunir uma amostra de mais de 100 blogs para análise, os quais tinham 1 a 3 meses de idade. Podendo assim o verdadeiro interesse deste estudo ser analisado de forma real e sobretudo actual.

3 Problema de Investigação

Com este estudo pretendeu-se aprofundar o fenómeno dos blogs, visando o objectivo de perceber quais as razões que fomentam a sua criação e a procura, mas também, e principalmente também, tentar perceber qual é o “estado da blogosfera”. Numa altura em que os blogs são já um dado adquirido no panorama da comunicação em Portugal, deixando de ser uma moda ou um bem de elites, para povoarem o mainstream, novas e mais pertinentes questões se levantam. Pretendeu-se assim estabelecer um breve perfil dosbloggers, saber quem são estas pessoas; conhecer os seus hábitos, saber em que meios andam, onde se movimentam, quanto tempo gastam, qual é a sua visão dos média tradicionais; que ferramentas e meios utilizam, quanto investem, que rendimentos têm; estarão as marcas cientes das suas possibilidades e vantagens, etc. Assim, este estudo pretende desenvolver e responder aos seguintes tópicos:

  • Quem são os bloggers;
  • O “o quê” e o “porquê” do blogging:
  • O “como” e a rentabilização do blogging;
  • Os blogs, os média tradicionais e as marcas.

4 Análise de dados

4.1 Quem são os bloggers

Os bloggers não são um grupo homogéneo, são um grupo que varia principalmente pelos seus interesses e conhecimentos. No entanto são um grupo educado e influente. 1 em cada 3 são estudantes e 40% afirmam ter um curso superior. 14% são profissionais liberais que vêem nos blogs mais uma forma de se evidenciarem nas suas áreas.

São um grupo com experiência. Apesar de não ser uma novidade, este fenómeno só chegou ao mainstream recentemente – 82% está pelo menos no seu segundo blog e 69% já o faz há dois anos ou mais.


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Imagem 2 – Género e Idades

Neste campo, podemos salientar a presença masculina no seio da blogosfera, que representa cerca de 89% dos casos, em detrimento da dinâmica feminina. Esta é a primeira situação que levanta questões, provavelmente a principal razão da fatia do público feminino não ser tão aproximada à do público masculino, terá a ver com o facto de o fenómeno dos blogs, só há pouco tempo ter começado a entrar no mainstream em Portugal, em detrimento de outros países mais avançados tecnologicamente. Em que estatísticas semelhantes revelam números mais aproximados. Quanto à idade, 34% dos inquiridos têm entre 18 e 24 anos e 22% entre 25 e 30 anos. Estas são as faixas etárias mais relevantes. De certo que a faixa etária mais relevante é entre 18 e 24 anos, está relacionado com o facto de os jovens revelarem mais interesse nas tecnologias de informação, e como tal estarem mais pré-dispostos à aprendizagem, em detrimento de outras faixas etárias.


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Imagem 3 – Profissões

Deste modo, é de salientar que as profissões de carácter liberal, a par dos estudantes, são as que detêm maior frequência absoluta no gráfico. Em 238 indivíduos, 33% são estudantes, 14% profissionais liberais e 2% são professores, o universo das outras profissões inseridas perfaz o restante da percentagem, num total de 51%. No entanto, nenhuma destas últimas demonstrou relevância suficiente para ser mencionada individualmente.


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Imagem 4 – Distribuição geográfica

Ao analisarmos o campo da distribuição geográfica, podemos verificar que, como esperado, Lisboa e Porto destacam-se no gráfico. No entanto, Braga e Açores também apresentam marcas de destaque.


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Imagem 5 – Habilitações

No campo das habilitações literárias, verifica-se que a grande fatia é composta pelo secundário, seguido pelas habilitações superiores.


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Imagem 6 – Tipos de blogs

Como já foi demonstrado, os bloggers não são um grupo homogéneo. No entanto, podem-se segmentar através do tipo de blogs que escrevem. Podemos verificar na nossa amostra que 71% dos blogs eram pessoais, 25% de carácter profissional e 4% eram corporativos.

  • Pessoal: Blog sobre tópicos de interesse pessoal não relacionados com a sua profissão.
  • Profissional: Blogs sobre a profissão ou indústria de interesse mas que não representam uma posição oficial.
  • Corporativo: Blog oficial de uma empresa.

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Imagem 7 – Número de blogs e idade

Como já foi referido anteriormente, o blogging não é um fenómeno novo. Quando questionados sobre se este seria o seu primeiroblog, apenas 18% dos inquiridos responderam afirmativamente. Quando questionados sobre o timming de criação do seu primeiroblog, a maioria afirma que terá sido há mais de 3 anos.


4.2 O “o quê” e o “porquê” do blogging

Porque é que os blogs se tornaram tão depressa parte integrante do universo dos média e uma plataforma de comunicação por excelência? O que leva os bloggers a bloggar tão afincadamente? Sobre que é que estão os bloggers a bloggar?

Em que categoria insere o seu blog?

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Imagem 8 – Tópicos de interesse

Quando questionados sobre em que categoria inseriam o seu blog, podemos ver que ambos os tópicos pessoais como os mais virados para uma vertente profissional revelam interesse. Com o tema tecnologia a liderar, seguido do blogging com cariz pessoal, vem a opção “outro”, o que significa que 22% não inclui o tema do seu blog em nenhuma das 6 categorias apresentadas.


O que o leva a bloggar?

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Imagem 9 – Razões do blogging

A partilha de ideias, o registo de informação e a expressão individual, são as principais razões apontadas para o que leva os nossosbloggers a bloggar.


Como mede o sucesso do seu blog?

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Imagem 10 – métricas de sucesso

O número de visitantes e a satisfação pessoal são as principais métricas apontadas pelos inquiridos para medir o sucesso de um blog. No entanto, alguns bloggers também apontam outras métricas, como o número de posts e comentários e também a rentabilização.


Identifica-se no seu blog?

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Imagem 11 – Identificação

A questão da identidade é ainda hoje algo que depende do propósito do blog. Também durante este estudo se pode verificar isso. 21% dos inquiridos afirma que não se identifica. A questão da identidade ainda é relevante, quando 1 em cada 5 bloggers não se identifica no seu blog. Isto poderá estar relacionado com o medo de represálias, por exemplo.


Impacto dos blogs na sua vida pessoal

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Imagem 12 –Impacto pessoal

A grande maioria dos inquiridos afirma que de alguma forma os blogs contribuíram para aumentar o seu círculo de amigos, ficar mais próximo com os seus familiares ou ajudou a ficar mais envolvido com os seus interesses. Apenas uma pequena minoria afirma que de alguma forma os blogs interferiram com as suas amizades.


Impacto dos blogs na sua vida profissional

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Imagem 13 – Impacto profissional

A grande maioria dos inquiridos afirma que de alguma forma os blogs contribuíram para uma experiência positiva, 50% afirmam que lhes deu maior notoriedade na sua área. 6% afirmaram ainda, ter deixado o seu emprego para se dedicarem exclusivamente aoblogging e, felizmente, ninguém nesta amostra foi despedido devido ao seu blog.


4.3 O “como” e a rentabilização do blogging

Já vimos quem são os bloggers, sobre o que estão a bloggar e qual o papel dos blogs nas suas vidas. Agora vamos ver o “como?” e os benefícios de quem começa a investir nesta área.


Os bloggers investem um tempo significativo na criação e actualização dos seus conteúdos, no conseguir mais tráfego e audiências e no manter essas audiências interessadas e interactivas. Mais de metade dos inquiridos afirma que gasta entre 1 a 2h diariamente com o seu blog e 1 em cada 4 mais de 3h. Os bloggers são também mais sofisticados nas técnicas que usam no seu blog. A utilização defeeds RSS, vídeos e fotografia e o micro-blogging são práticas comuns para tornar os blogs mais robustos e atrair uma maior audiência.


Quanto tempo dedica, em média, diariamente aos blogs?

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Imagem 14 – Horas a bloggar

O tempo que os bloggers gastam com o seu blog é um elemento de grande relevância, pois a esmagadora maioria fá-lo como um passatempo, ao contrário do que já se verifica lá fora, principalmente nos E.U.A, onde a quantidade de bloggers profissionais subiu em grande escala. Mais de metade dos inquiridos afirma que gasta entre 1 a 2h diariamente com o seu blog e 1 em cada 4 mais de 3h. Como podemos verificar, começa a ser um passatempo bastante sério, para passar ao lado ou deixar de ter relevância.


Hábitos de publicação

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Imagem 15 – Hábitos de publicação

Ao analisar os hábitos de publicação nos blogs da amostra, verificou-se a criação de 2470 posts em 105 blogs, o que perfaz uma média de 23,5 posts por blog. 3 blogs ultrapassaram a marca dos 150 posts e um deles chegou mesmo aos 226 posts em menos de 3 meses.


O que mais se utiliza

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Imagem 16 – Ferramentas usadas

Ao analisarmos os blogs, podemos ver que quase a totalidade deles continham a possibilidade de efectuar comentários. Outro factor interessante é a quase idêntica utilização do Twitter com a disponibilidade de feeds RSS. A utilização de uma caixa de pesquisa, parece ser também uma presença obrigatória para facilitar o acesso ao conteúdo por parte dos leitores.


Que tipo de publicidade usa?

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Imagem 17 – Tipos de publicidade

Cedo os bloggers perceberam que era possível ter algum tipo de rendimentos a partir do seu blog. Hoje, com o mercado de publicidade online em forte expansão e com dezenas de soluções diferentes no mercado, é já banal encontrar publicidade nos blogsque visitamos. Mesmo assim, 33% afirma não ter qualquer tipo de publicidade nos seus blogs. Ao analisar os tipos de publicidade mais usados pelos bloggers, podemos verificar que a venda de publicidade directa e a inserção de publicidade contextual, são os meios mais utilizados para obter rendimentos.


Porque não usa publicidade?

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Imagem 18 – Sem publicidade

Quando questionados sobre a razão de não usarem publicidade nos seus blogs, a grande maioria respondeu simplesmente que é algo que não quer. No entanto, existe outro resultado relevante, como a questão da perca de credibilidade, que estará relacionada com o facto de associar o blog a marcas ou produtos. Condicionando assim a credibilidade perante alguns visitantes e leitores.


Quanto investe anualmente?

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Imagem 19 – Investimento

Numa altura em que a expressão “dot com millionaire” apresenta mais de 2.000.000 resultados no Google. É interesse saber como vêem os portugueses a oportunidade de investir e ter rendimentos a partir dos seus blogs. Em relação ao investimento feito pelos nossos bloggers, podemos verificar que a larga maioria ainda investe pouco neste campo, com mais de 40% dos bloggers a afirmar investirem menos de 30€. No entanto, já existe um número considerável que investem nesta área, que promete crescer e desenvolver-se nos próximos anos.


Qual o rendimento Anual?

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Imagem 20 – Rendimentos

Também na questão dos rendimentos, se verifica o mesmo que no investimento, a larga maioria não tem rendimentos relevantes com o seu blog. O que se analisarmos a realidade a nível mundial é algo normal, apenas uma pequena minoria consegue ter sucesso e triunfar nesta área. Área esta, que como qualquer outra, necessita de muito trabalho diário e dedicação.


4.4 O blogs, os média tradicionais e as marcas

As marcas são um importante tema de discussão na blogosfera, e elas já se começaram a aperceber disso. Já é comum encontrar marcas com blogs, marcas a responderem a dúvidas de clientes a partir de outros blogs, marcas a tentar controlar aquilo que é dito e escrito sobre elas. Também os média tradicionais começam a adquirir o formato de blog nos seus sites e encontrar blogs em destaque nas páginas das principais publicações nacionais é já um hábito. Nesta parte, vamos analisar o que pensam e como vêem os nossos bloggers esta realidade.


Para si, o fenómeno dos blogs é sobretudo

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Imagem 21 – O fenómeno é

Para começar esta análise, nada melhor do que afirmar que a maioria dos inquiridos acha que os blogs são um meio de se informarem. Como vemos, a ideia de ser uma moda é algo que já é apenas posto em causa por uma pequena minoria.


Com a leitura de blogs acabou por dispensar o consumo de jornais, revistas, etc?

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Imagem 22 – Dispensar média tradicionais

Quando inquiridos sobre se com o facto da leitura de blogs acabaram por dispensar o consumo dos média tradicionais, como os jornais e revistas, 50% responderam afirmativamente e os restantes 50% negativamente. No entanto, quando foram analisados os inquiridos entre os 18 e os 24 anos, verificou-se que 100% responderam afirmativamente. É de afirmar que esta faixa etária é a que representa a maior fatia nos inquiridos deste estudo.


Em relação aos média tradicionais, os blogs podem ser

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Imagem 23 – Os blogs podem ser

Neste ponto, a grande maioria concorda que os blogs são um complemento aos média tradicionais e não, substitutos ou concorrentes.


Percepção dos blogs em relação aos média tradicionais

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Imagem 24 – Percepção dos blogs

Quando questionados sobre o que os blogs podem ser em relação aos média tradicionais, o grande maioria dos inquiridos aponta três aspectos essenciais: Mais pessoas vão ter acesso a notícias e entretenimento através dos blogs do que nos média tradicionais nos próximos 5 anos; Os blogs são tão válidas fontes de informação como os média tradicionais; Tenho mais informação através dosblogs. 13% afirma ainda que os jornais não vão ser capazes de sobreviver nos próximos 10 anos. Podemos concluir que as pessoas atribuem credibilidade aos blogs e, vêem que os média tradicionais têm muito que trabalhar para conseguirem estar a par das novas tecnologias de comunicação, que seguramente continuarem a aparecer.


Pagaria para ter acesso a blogs que considere indispensáveis?

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Imagem 25 – Acesso a blog

Quanto questionados sobre se pagariam para ter acesso a blogs que considerem indispensáveis, a grande maioria dos inquiridos diz que não. No entanto, os 25% dos indivíduos que afirmam que sim, não são de ignorar.


O que acha da utilização de blogs e redes sociais por parte de empresas?

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Imagem 26 – Blogs nas empresas

A questão sobre utilização de blogs por parte das empresas, é também ela unânime, com uma grande percentagem a considerar osblogs como algo útil e também indispensável. Hoje em dia, já vemos as grandes marcas mundiais com blogs oficiais. No entanto, em Portugal não é ainda muito pouco comum encontrar-se blogs corporativos.

Durante esta questão surgiu a curiosidade de saber quantos blogs corporativos existem em Portugal. Como não existe nenhuma ferramenta que controle todos os blogs portugueses, recorreu-se a plataformas como o maisblogs.net e ao blog.com.pt para ter uma noção dos blogs corporativos existentes em Portugal, e também das marcas que os estão a usar. No entanto, o número era tão insignificante que rapidamente descartamos esta ideia.


5 Conclusão

A partir da análise de dados obtidos, é pertinente retirar algumas conclusões gerais. A primeira conclusão que se pode retirar é que as pessoas criam blogs para partilhar as suas ideias. Os blogs não são criados a pensar em receitas nem para vender publicidade. Podendo ser vistos como um produto, à procura de um consumidor específico, ou de público-alvo, à semelhança dos médiatradicionais, a sua grande maioria não o é. A principal razão que leva alguém a criar um blog é a de poder partilhar uma ideia. E é com esta essência que os blogs cobriram a paisagem dos média, com novas ideias, com o objectivo de partilha e sobretudo com opiniões pessoais. É com base nestes ideais que a blogosfera ganha o seu espaço, não tenta adquirir ou substituir o espaço de outros, conquista o seu. Hoje vemos um espaço completamente integrado no panorama de comunicação. É relevante ver que as pessoas que formam esse espaço, não são facilmente catalogadas ou segmentadas, não são um grupo homogéneo, antes pelo contrário. Também não são um grupo novo, são experientes, educados, tecnologicamente avançados, usam, fazem e estão a par das novidades, falam do que sabem e respeitam a opinião de quem sabe, dá-se credibilidade a quem a merece e lhe é reconhecida, mas, no entanto, um grupo aberto, onde qualquer um pode entrar. Um grupo que admite que os blogs contribuíram de forma positiva nas suas vidas, tanto a nível pessoal como profissional. Por sua vez, este grupo dá cada vez menos importância aos média tradicionais, principalmente os mais jovens, que parecem nem saber que aqueles existem. Ao longo deste projecto, constatou-se que os bloggers e a blogosfera não são um grupo homogéneo, também não são um grupo novo, mas são um grupo aberto… no qual para entrar… apenas é necessário compreender!…

Fonte:

estado