Neste momento, proponho uma classificação das principais áreas do desenvolvimento web. Esta classificação não foi extraída de algum órgão oficial (como W3C), nem de algum livro especializado ou mesmo alguma celebridade do mundo da internet. Na verdade, esta classificação sou eu, mesmo, quem estou fazendo, baseado em minha experiência.
E, como se trata de uma classificação feita por um ser humano, que possui limitações naturais e intrínsecas, obviamente que não é algo perfeito. Tanto que, se tiverem alguma consideração a fazer e/ou correções/sugestões, basta comentarem e tentaremos debater mais a respeito.
Por esta classificação, portanto, as principais áreas do desenvolvimento web são:
- Desenvolvimento front-end e back-end
- Arquitetura da Informação
- Usabilidade
- Web Design
- SEO
- Base de Dados
- Marketing Digital
- Acessibilidade
Percebam que, na prática, alguns dos itens apresentados como principais áreas do desenvolvimento web “estão contidos” dentro de outros. Por exemplo: “Usabilidade” e “Web Design” estão intimamente relacionados e ambos fazem parte de profissionais da área que actuam com “Desenvolvimento front-end“. Mas, para fins didáticos, pensei ser interessante esta classificação. Através dela, é possível observar, separadamente, os principais segmentos de atuação do desenvolvedor web dos dias de hoje.
Também, como já foi comentado, é bem possível que uma pessoa possa trabalhar e se desenvolver bem escolhendo algumas destas áreas, “genericamente” falando, para actuar – mas, como vimos, não é possível em todas. Eu, mesmo, por exemplo, estou mais focado em SEO e Usabilidade. Entretanto, quem é focado especificamente em algum destes, certamente consegue actuar, especificamente falando, com mais qualidade – porém não conseguindo, amplamente, desenvolver-se em todas as áreas citadas no decorrer de um projeto.
Sem comentários:
Enviar um comentário