quinta-feira, 3 de março de 2011

Qual o melhor horário para publicar posts no Facebook?

Esta é uma das questões que sempre tem me perturbado desde que comecei a trabalhar com social media, gerindo páginas no Facebook. É importante saber a que horas o seu post vai gerar mais impressões, porque a mensagem tem chegar ao público-alvo, e também depende da quantidade média de interações dos usuários com a sua publicação.

Como antes não havia muitos detalhes sobre o assunto, a intuição nos fazia por hábitos se basear em dados de outras plataformas de web analytics, mas é óbvio que os usuários se comportam de maneira diferente em um site/blog e em uma rede social. Afinal, fazer um ficheiro do Excel com publicações e o número total de impressões ajuda bastante e assim podíamos estabelecer um padrão mais preciso sobre que horas eram mais indicadas para postar algo no Facebook.

Em Novembro do ano passado, uma empresa dos EUA chamada Vitrue postou um estudo de 3 anos em que os pesquisadores apontam qual é o melhor momento para postar coisas no Facebook, e como o comportamento do usuário varia entre os dias da semana.Você pode ter acesso a pesquisa acessando este link (em Inglês).

Embora os dados sejam referentes aos EUA, eu acho que existem alguns dados podem ser aproveitados no Brasil.

Os resultados mais interessantes deste estudo são:

  • As publicações feitas na parte da manhã são aquelas que geram uma maior quantidade de feedback e interação. Conforme publicado, na parte manhã se produz uma participação de 39,7% superior ao que é publicado no período da tarde.

Em princípio, isso é porque as publicações no período da manhã são mais escassas, destacando assim mais tempo de visibilidade. Se você publicar vários conteúdos um atrás do outro isso reduziria a visibilidade e a interação do usuário.

Facebook Hora

  • Há 3 horários de picos de atividades no Facebook: às 11h, às 15h e às 20h

  • O período com menos atividade é domingo, das 14h-18h
  • Parece que o dia da semana com mais comentários e interações está sendo a quarta-feira, seguido da terça e da quinta-feira.

Penso que o estudo nos dá já uma ideia bastante positiva dos horários que devemos colocar artigos no facebook.

Fonte: http://www.brunodesouza.com

Sem comentários: