quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

GOOGLE - LAMENTAMOS... MAS NÃO PODE ENVIAR CONSULTAS


Ontem estava a fazer consultas no Google e de repente pensou que era um robot que fazia pesquisas automáticas, por isso me apresentou esta página que vê na imagem com o seguinte texto.
"Lamentamos....
...porém o seu computador ou rede pode estar a enviar consultas automaticamente. Para proteger os nossos utilizadores, de momento não nos é possível proceder o seu pedido.
Para continuar a pesquisa, digite os caracteres que vê abaixo:"

Tive que introduzir o código e dizer que era humano, isto nunca me tinha passado, e não sei o motivo porque aconteceu, mas gostaria de saber o motivo, se alguém sabe a razão porque passa isto me poderia dizer.
Desde já obrigado

1 comentário:

Teixeira disse...

Boas,

A razão disso acontecer é para o google ter uma primeira linha de defesa contra ataques de Denial-of-service , é bastante fácil fazer um software que envie pedidos para os servidores do google. Alguém mal intencionado poderia colocar vários programas a correrem em computadores diferentes e enviar milhares de pedidos por minutos e basicamente "entupir" os servidores do google.
É claro que para isso acontecer era preciso mesmo muitos computadores, mas se existisse essa possibilidade alguém ia tentar mostrar que ela era possível.

Este tipo de ataque (Denial-of-service) até tem sido utilizado para fazer chantagem com alguns sites, "terroristas" informáticos que controlam vários computadores através de um vírus podem enviar muitos pedidos para um site e o site simplesmente deixa de conseguir responder a todos os pedidos. No caso de uma loja online isso é desastroso, pois está a perder dinheiro. Já li de uns casos deste tipo de chantagem...

Mas pronto...