quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Estão as empresas Portuguesas a saber aproveitar o recurso “Internet” como poderiam?



Smartup Portugal
SmartUp Portugal, empresa com a qual a SeoHoje tem uma forte relação, levou a cabo um estudo pioneiro sobre a reputação online das marcas de 100 das maiores empresas em Portugal. O objectivo deste estudo consistiu em analisar as 10 maiores empresas dos 10 sectores de actividade considerados mais importantes para a economia e entender, por um lado qual o nível de envo lvimento em Marketing Online e por outro qual o nível de reputação online de cada marca.
alertuzz
Este estudo tem por base o uso de uma ferramenta de desenvolvimento próprio, denominada por Alertuzz (www.alertuzz.com). Trata-se de um software IBT – Internet Brand Tracking. O fundamento deste software baseia-se na pesquisa de links, frases, citações, etc., em tudo que existe na Internet onde se possa verificar uma referência a uma marca ou empresa. Por cada estudo é lançada uma pesquisa simultânea a mais de 100 motores de busca e redes sociais. Cada estudo foi formado por 10 KPIs (Key Performance Indicators) e 4 relatórios qualitativos.
Pontos-chave e conclusões do estudo efectuado
Foram identificadas poucas publicações dos produtos e serviços que as empresas vendem, quando comparadas com publicações institucionais, a autoridade das publicações é na grande maioria baixa e o sentimento das mesmas não é positivo em cerca de 20% dos sectores. Tudo isto, é consequência directa do pouco esforço das empresas com a sua presença online.
Algumas empresas em sectores específicos, como Saúde, Tecnologias, e Telecomunicações, Construção e Energia, estão claramente e praticamente a todos os níveis abaixo da média, quando comparadas com as restantes.
A presença nas redes sociais (Facebook, Twitter e Linkedin) está bastante aquém do que seria desejado e em relação ao que encontramos noutros países. O facto de quase 40% das maiores empresas em Portugal não estarem presentes na maior rede social empresarial do mundo, é por exemplo, um dado grave e preocupante em relação às acções de Marketing Online das mesmas.
Se compararmos este estudo com outros idênticos realizados para outros países, podemos afirmar com segurança, que o nível de reputação de marca e presença online das maiores empresas em Portugal é bastante inferior aos demais países.
Numa situação de crise global como a que vivemos, por experiencia própria podemos afirmar convictamente que o que tem vindo a acontecer noutros países, é que as empresas têm vindo a apostar e a tirar o máximo de partido do “Online” em detrimento de outros meios publicitários existentes. Isto porque desta forma, não diminuem a presença em termos publicitários; não correm riscos em termos de imagem; e reduzem custos.
As acções de Marketing Online têm ainda a enorme vantagem de permitir uma presença no mercado, quantificando o retorno de CADA acção.
Todas estas empresas estão ainda a tempo para aproveitar esta oportunidade.
CONTACTO:
Marco Teixeira
Business Developer
www.smartup.es
email: mteixeira@smartup.es
tlm: 910 539 930
Gostou deste artigo? Então convidamos a que participe, comentando e partilhando!
Obrigado!

Sem comentários: